Liberdade


Vivia no campo, eu era importante. 
Chegou o progresso, fiquei radiante.
E cedo percebi que não era assim 
pois senti o cárcere em volta de mim.
 
Procurei nos cantos da grande cidade 
aquilo que homens chamam liberdade. 
Nas ruas, nas fábricas, nas casas da lei 
procurei a dita e não a encontrei.
 
Eu fui à procura em outros lugares. 
Andei por países, corri outros mares. 
Em tudo encontrei a doce ilusão 
que o homem é livre na sua prisão. 
 
Na busca da fugidia aspiração 
símbolo da desejada evolução, 
o ser, esse constante insatisfeito, 
vai aonde for capaz em seu direito.
 
Aquele que persegue esse ideal
esquece muitas vezes e para seu mal
que quando se escreveu a explicação
construía-se-lhe também a servidão.
 
Mestres da retórica da incerteza
ensinam a liberdade sem clareza
e induzem nos mortais essa impressão
de ser a utopia, uma ilusão.
 
Ser livre é ser mais alto, é ser maior.
Arbítrio perfeito e superior
do homem, que sendo grande em seu pendor
deve ser ainda maior em seu valor!

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Alma de mar